top of page
APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.

Conheça St. Moritz

Fui para a St. Moritz, na Suíça, na época do meu intercâmbio em 2015. Eu estava morando no Porto, em Portugal e uma amiga minha estava vindo do Brasil para passar seis meses em Milão, na Itália. Então, a ideia era nos encontrarmos em algum lugar no meio do caminho e viajar por esse mundo!


Era fim de inverno e tínhamos pouco tempo, além do detalhe principal: eu queria ver neve. Era meu sonho! Confesso que deixei o roteiro na mão dela, que manja muito dessas coisas, mas fiquei apaixonada pela Suíça antes mesmo de chegar.




Como chegar?


Bernina Express


Tanto de Portugal, quanto da Itália não existem transportes – avião, trem ou ônibus – que vão direto para a St. Moritz. Mas acho que essa foi a nossa sorte, porque nós descobrimos o melhor caminho possível para essa viagem: o BERNINA EXPRESS - conhecido como um dos trajetos de trem mais bonitos do muuuuuuuundo!!!! Ele sai da cidadezinha de Tirano, que fica na Itália e é super fofa, acolhedora e mistura paisagens montanhosas – com bastante neve – e paisagens mais áridas. Não tenho muito a dizer sobre ela, porque só passamos a noite praticamente, mas uma boa dica é o Hotel B&B Tirano que nós ficamos. Que lugar maravilhoso! Acho que nunca fui tão recebida em toda a minha vida e nunca tomei um café da manhã tão bom. Lá, eles fazem tudo personalizado. O café é daquele tipo feito na mesa, só para você e tem até bilhetinho com o seu nome. Fofo né? A geladeira ainda por cima tem tudo e fica aberta para os hóspedes. Me acabei na nutella. :p


Fomos de Milão para Tirano de trem, percurso que leva em torno de 2h e de Tirano para St. Moritz através do Bernina Express, que também dura cerca de 2h30. Bom, sobre o Bernina, o que eu tenho a dizer é que ele por si só já vale a pena. O caminho é repleto de montanhas que estão permanentemente cobertas de neve, mesmo no verão. Os lagos que passam próximos aos trilhos de trem são espetaculares e, ao chegar na Suiça, você tem certeza que estacionou em outro mundo! Nunca vai ver nada igual. Para quem tem dúvida, o idioma oficial é o alemão e o italiano é a segunda língua. Mas não se preocupe, porque todos falam inglês, outros até francês.


Para o Bernina é necessário fazer reserva do bilhete antes. Você encontra todas informações no site oficial deles.


O trem! <3


O que fazer?


O centro de St. Moritz é super badalado, cercado de grandes hotéis e lojas para todos os gostos e preços. Lá não é o melhor lugar para compras porque as coisas não são baratas. A maioria das lojas são super sofisticadas. Mas você não vai encontrar dificuldade para comer se quiser economizar. No centro mesmo tem vários restaurantes legais para conhecer. Para quem gosta, indico um bom café na varanda do charmoso Chesa Al Parc (Kulm Hotel). Quando faz muito frio eles oferecem até cobertores para aquecer. Funciona durante o dia e à noite como restaurante mesmo. Outro lugar legal para visitar é a “The St. Moritz Design Gallery”, um lugar bem interessante com uma ponte que dá para uma vista incrível do lago.



A Suíça é destino para se visitar em qualquer estação do ano e ela sempre vai te surpreender com suas lindas paisagens. No verão, o Lago de St. Moritz é usado para praticar esportes de vela, canoa, etc. No inverno, ele fica completamente congelado! Para os aventureiros, a Suíça no inverno, é claro, é um ótimo lugar para esquiar. Segundo os brasileiros que encontramos no trem, já que eu não me atrevi a esquiar, um bom lugar para praticar o esporte é no Club Med de lá. Além de estação de esqui é também um hotel, praticamente um resort que oferece de tudo um pouco.



Onde Ficar


Nosso hotel, na verdade era um hostel. Enorme por sinal e bem legal. Não fica tão próximo da estação de trem que nós chegamos, mas dá para ir a pé mesmo com mala (um detalhe: não vá com malas de “carrinho”, porque você vai encontrar dificuldades para transportá-la na neve). O nome do hostel é Youth. A diária é bem baratinha (pelo menos era na época). Dá para fazer todas as reservas pelo Booking, sem erro.


Vista do nosso hostel: tudo branquinho


Como ficamos dois diazinhos só nesse paraíso, o máximo que posso dizer é que qualquer um ficaria encantado só de pisar em St. Moritz. É um destino apaixonante e cheio de cantinhos para explorar. Cada paisagem que você esbarra pelo caminho é mais bonita do que a outra. Ah, e nós fizemos tudo lá a pé. Então, não tenha dúvidas e coloque St. Moritz na sua #wishlist. Ainda não tirei da minha, porque eu pretendo voltar!!! Até hoje consigo me lembrar da emoção ao sentir a neve pela primeira vez..



bottom of page