APPETIZING
Archive
Search By Tags

As trilhas de Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca é a principal atração turística da cidade. Suas trilhas, que levam a paisagens naturais maravilhosas, atraem milhares de turistas para Ibitipoca.

A caminho para o início da trilha do Pico do Peão, no nosso primeiro dia.

Se programe para acordar e chegar bem cedinho ao Parque, pois eles limitam a entrada para 2.000 pessoas por dia. Parece ok, mas em feriado a cidade enche, então é muito importante chegar cedo para evitar a fila e não correr o risco de não entrar!

A entrada custa R$20,00 (em fins de semana e feriados) e R$10,00 dia de semana. Tivemos problemas com a meia entrada lá - eles estão usando um decreto em que, para a meia valer, você precisa da carteirinhas da UNE. Como aqui no Rio estão aceitando normalmente nossas carteirinhas, nem pensamos em ver isso. Conclusão: no primeiro dia pagamos meia, pois desconhecíamos que o estado de Minas Gerais não aceitava nosso documento. No segundo dia pagamos inteira. E no terceiro dia, eu e o Lucas pagamos meia, pois estávamos com a carteirinha, mas a Paula e o Caio não, porque eles só viajaram com a declaração da universidade e não levaram nesse dia. A moral de porque liberaram no último dia, era uma desconfiança minha desde o início: o guarda falou que, como era o "último dia de feriado e o parque já estava mais vazio", ele faria a meia pra gente. Ou seja, acho que se você pensa ir em baixa temporada, não vai encontrar esse probleminha. No entanto, se você for o tipo que mega programa todos os custos, se prepara para pagar o ingresso inteiro.

Uma das primeiras grutas que conhecemos no Parque de Ibitipoca

São três circuitos para você conhecer: a mais famosinha e badalada Janela do Céu, o Pico do Pião e o Circuitos das Águas. Vou falar sobre eles na ordem que resolvemos conhecer.

Dia 1: Pico do Pião

O primeiro dia, chegamos ao parque por volta de 8h e não pegamos nenhuma fila. Não entramos de carro no parque e andamos até a recepção (que fica perto do estacionamento - são quase 1.500km - então no dia dessa trilha, opte por pagar o estacionamento que custa R$20,00 o carro)

A trilha dura em média, um total de 7 horas (ida e volta), em que você vê belas grutas pelo caminho. Nos optamos por fazer a trilha toda chegando ao pico que tem uma bela vistadas montanhas mineiras e na volta ir percorrendo as grutas. As grutas mais bonitas que paramos foram a Gruta dos Viajantes e a Gruta dos Monjolinhos - essa tem até um laguinho que eu não entrei mas que me falaram que ale super a pena entrar, pois é lindo dentro dela.

Do alto do Pico do Peão

Dia 2: Janela do Céu

A mais esperada trilha e a mais cansativa: UMA TRILHA DE DIA INTEIRO! Subimos aproximadamente 8:30/9h da manhã e saímos (quase morrendo) lá pelas 17h.

No dia que fomos, estava bem nublado, céu carregado mesmo! Subimos tranquilo, mas quando chegou no alto da montanha, a Lombada, pegamos uma nuvem - literalmente uma nuvem - pois pegamos chuva só nessa região tanto na ida quanto na volta. Depois da Lombada, você desce até onde fica a janela, achei o caminho lindo - cheio de florzinhas no caminho.

A parte decepção: você anda muito para tirar uma foto basicamente. A água estava muito fria, não entramos e não dava pra aproveitar essa parte. E o laguinho, que se forma antes da queda, não tem nada demais. O que me falaram que é legal, é nadar por um caminho na direção contrária da queda que você sai em outro lugar e é bem legal - mas como eu disse a água tava muito gelada no dia, então preferimos não ir. Fica pra uma próxima hehe...

Na volta, abriu o sol e aproveitamos para visitar algumas grutas ali perto antes de descer. Nenhuma é tão legal quanto as duas que citei da trilha do Pico do Peão.

A descida foi perrenguinho, pois já estávamos bem cansados, com fome e começou a trovejar (imagina o medo)!

A tão esperada foto na Janela do Céu

Dia 3: Descanso

Não é todo mundo que vai com tempo para tirar um dia livre e não visitar o parque. Mas esse dia foi crucial para descansarmos depois da trilha mais puxada! (Pernas amanhecem doendo muito)!! E, assim, pudemos explorar a vilinha e tirarmos lindas fotos com a luz do sol! Recomendo.

Igrejinha do Centro, simples mas super bonitinha.

Dia 4: Circuito das águas

Melhor trilha, melhor dia! Foi o dia mais quente, com mais sol e, grazadeus, deixamos a trilha que realmente entramos na água pra esse dia. Foi uma delícia! Você explora várias cachoeiras e laguinhos nesse circuito.

O melhor MELHOR lugar!

E aí? Curtiu o post? Então o que falta para você conhecer Ibitipoca? Aproveite que o próximo feriado esta chegando ou Festival do Jazz ( dizem que é muito legal e é época mais badalada de Ibitipoca fora dos feriados. Deve valer bastante a pena) , que acontece em agosto e vá explorar esse lugarzinho de Minas que com certeza vai te encantar.

E ah! Deixa seus comentários aqui embaixo sobre o post! Eu vou amar ler se vocês tao gostando e no que eu poderia melhorar.